Medalla Real Gran Reserva Sauvignon Blanc
O Medalla Real nasceu em 1983 em homenagem a Francisco García Huidobro, ancestral da família fundadora da Vinícola Santa Rita e Marquês de Casa Real, que estabeleceu a primeira Casa da Moeda do Chile. Para comemorar o bicentenário deste acontecimento, foi fabricada uma medalha com seu rosto e com o símbolo da coroa real espanhola.
A trajetória e o reconhecimento da qualidade têm sido parte fundamental da história deste vinho, conseguindo posicioná-lo como uma marca clássica e representativa da Vinícola Santa Rita.
Detalhes técnicos
Variedades 100% Sauvignon Blanc
pH: 3.21
Acidez total: 7,5 g/l Ácido Tartárico
Teor Alcoólico: 12,8 %v/v
Açúcar Residual: 1,12 g/l
Comentário do enólogo
Este vinho é de cor amarelo-esverdeado brilhante. O nariz tem aromas puros e intensos de toranja, limão e notas cítricas combinados com a clássica groselha e o acabamento mineral característico do Vale de Leyda. Elegante e dekicado, este é um vinho tremendamente equilibrado com uma acidez vibrante que se espalha pelo paladar à medida que desenvolve os seus componentes frutados e oferece o seu longo final frutado.
Clima e solo
A vinha de Leyda de Santa Rita tem um clima mediterrânico frio, fortemente influenciado pela sua proximidade com o Oceano Pacífico. O oceano age moderando as temperaturas, resultando em temperaturas máximas e mínimas mais baixas. As chuvas se concentram durante o inverno. A primavera é amena, enquanto o verão pode mudar de nublado e ameno para ensolarado e ventoso. Em média, Leyda tem menos de 1100 GDD, sendo ideal para variedades como Pinot Noir e Sauvignon Blanc.
Os solos são principalmente de origem granítica e apresentam diferentes estados de alteração, desde granito puro fraturado até solos à base de granito decomposto. A maioria desses solos está localizada em antigos terraços aluviais. O teor de argila pode variar de muito baixo a maior concentração em locais mais baixos. Para este vinho, os bairros selecionados são plantados no topo das colinas com boa drenagem e retenção de água ideal.
Vinificação
As uvas foram colhidas por máquina no final de março, de acordo com seu nível de maturação para obtenção de diferentes compostos varietais. As uvas foram rapidamente transportadas para a vinícola para processamento. A maceração ocorreu durante o transporte da vinha até a vinícola. As uvas foram prensadas (prensa pneumática) com válvulas abertas, onde o suco drenado e prensado foram separados por degustação. O suco obtido é decantado por um período de tempo de 48 horas, durante o qual, o caráter varietal é retomado das partes sólidas e o suco aumenta em complexidade. O vinho foi fermentado em cubas de aço inoxidável a temperaturas de 14-16 °C. Uma vez terminada a fermentação, os vinhos foram mantidos em suas borras por 6-8 meses para desenvolver uma maior sensação de complexidade na boca e manter sua vivacidade.
Potencial de envelhecimento 5 a 8 anos.