3 Medallas Merlot
Nossa linha Tres Medallas celebra a história, a tradição e os prêmios da Vinícola Santa Rita. Um vinho que comemora precisamente as três medalhas obtidas na International Wines & Spirits Competition, na década de 80. Uma viagem pelo Chile, com a melhor representação das variedades que o nosso país tem a oferecer.
Detalhes técnicos
Variedades 85% Merlot
pH: 3.74
Acidez total: 5.24 g/l
Teor Alcoólico: 13.1%v/v
Açúcar Residual: 3.76 g/l
Comentário do enólogo
Vinho de intensa e profunda cor vermelho-rubi com delicados tons violáceos. No nariz se destacam as frutas negras como amoras e ameixas, com sutis notas de especiarias que aparecem em conjunto com toques de baunilha, caramelo e tostado, os quais são entregues pelo contato com a madeira de carvalho francês e americano. Em boca mostra-se com grande volume, persistência e estrutura. Destaque para seus taninos suaves e redondos, que geram um vinho de grande final, frutado, intenso e fresco.
Clima e Solo
O clima mediterrâneo do Chile conta com verões quentes e secos e, por outro lado, invernos frios e chuvosos. A Cordilheira dos Andes proporciona temperaturas mais baixas, à medida que aumenta sua altitude. A interação entre os efeitos do mar e da Cordilheira dos Andes é propícia na estação de crescimento dos vinhedos, criando uma ampla oscilação térmica diária, ajudando as uvas a desenvolverem sabores frescos e com grande tipicidade. Nossas costas possuem duas importantes características, sua orientação poente e a gelada corrente de Humboldt. Estas características fazem com que os ventos continentais sejam responsáveis por um clima fresco na zona central, resultando em vinhos com maior acidez e elegância de aromas.
Os solos são saudáveis, de boa drenagem e de origens variadas (aluviais, coluviais, fluviais, etc.) e texturas (marga, argila, areia, limo). Apesar das condições atmosféricas relativamente secas, é possível contar com água em abundância para irrigação que flui das camadas de gelos eternos da Cordilheira dos Andes.
Vinhedo
Existe uma combinação de uvas provenientes de diferentes vinhedos, alguns conduzidos em espaldeira baixa tradicional e outros com sistemas modernos tipo latada, Lira e Scott Henry. Dependendo do sistema, dos diferentes níveis de carga e de exposição solar, o objetivo sempre será intensificar a concentração na fruta, manter uma boa acidez e respeitar o caráter varietal.
Vinificação
O momento de colheita das uvas é definido segundo um estrito seguimento da maturação, acompanhada em campo pela degustação de bagas previamente à colheita. Logo após a colheita, as uvas são transportadas para a adega, para serem desengaçadas e esmagadas suavemente, sendo logo enviadas diretamente ao tanque de fermentação. A fermentação alcoólica do mosto é controlada todos os dias, com a temperatura sendo mantida na faixa de 25 - 28°C para que os processos de fermentação e extração sejam suaves e seja gerado um maior volume em boca. Uma vez terminada a fermentação alcoólica, procede-se à fermentação malolática espontânea, buscando maior desenvolvimento de aromas e complexidade em boca. O blend final do vinho é envelhecido em madeira de carvalho francês e americano por vários meses, para a seguir ser engarrafado.
Harmonização
Vinho ideal para acompanhar massas, peixes gordurosos como o salmão, carnes brancas bem condimentadas e carnes vermelhas magras. Recomenda-se servir entre 16 e 18°C.