É um vinho rosado licoroso doce, com graduação alcoólica de 16%, com grande concentração de açúcar cumprem a função de conservar o produto por mais tempo, considerando o seu consumo lento, a cada missa.
A mais antiga marca comercial para a elaboração do vinho Canônico, que necessita de autorização da Cúria Metropolitana, pertence à Salton e data de 1957.
Após o esmagamento das uvas o mosto é fermentado em contato com a película com adição de fermentos selecionados. Terminada a fermentação o vinho é clarificado, filtrado e recebe uma dose de mosto concentrado da uva e álcool vínico, produtos oriundos da própria uva e autorizados pela Igreja Católica.
É um vinho límpido, tonalidade caramelo escuro. Aroma característico de uvas passas. Sabor generoso, macio, aveludado e suave ao paladar.